Oportunidade de negócios para 2015

Se tornar um microempreendedor no país parece ser uma tarefa fácil. Mas, além da coragem e criatividade, é preciso investir em um plano de negócios e capacitação constantes.

Mais do que ter “tino” para o negócio, o empreendedor precisa sondar o mercado e apostar nas áreas que estão em crescimento. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, a formalização de pequenos negócios no Brasil em 2015 vai continuar aquecida e deve seguir a mesma tendência do ano passado, na qual nos dez primeiros meses foram criados mais de 1 milhão de empreendimentos formais no país.

O estudo detectou ainda que em alguns segmentos da economia voltados para o mercado interno haverá atividades com boas perspectivas para 2015. Entre elas estão empresas ligadas à alimentação, construção, estética e reparação de bens duráveis. Também estão entre as atividades com maior potencial para o próximo ano aquelas típicas de pequenos negócios e que independem da conjuntura econômica. Para chegar a esse resultado, o Sebrae identificou os segmentos com maior potencial de expansão nos últimos anos e os que mais tendem a se beneficiar com as tendências da sociedade.

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, os negócios promissores para 2015 têm uma forte característica de atender às necessidades básicas da população, que têm adquirido novos hábitos nos últimos anos. “O mercado interno cresceu muito na última década com a ascensão econômica de milhões de famílias das classes C e D. Isso gerou novas demandas e beneficiou diretamente os pequenos negócios, que oferecem serviços e produtos que foram incorporados ao dia a dia da população”, afirma.

Barretto alerta que para ter sucesso nos empreendimentos no próximo ano não basta apenas investir nas atividades com melhores perspectivas. “Não podemos afirmar que apenas quem investir nessas atividades colherá bons frutos em 2015. Há chances de sucessos para muitas outras atividades. O importante é se preparar adequadamente para a entrada no mundo dos negócios”.

Confira abaixo a lista das atividades mais promissoras:

  • Preparo de alimentos para consumo domiciliar e comércio de alimentos
  • Construção, instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas e de gás
  • Confecção e comércio de roupas
  • Cabeleireiros, atividades de estética e beleza, comércio de cosméticos
  • Bijuterias e artefatos semelhantes
  • Reparação de veículos automotores e motocicletas
  • Reparação de computadores e equipamentos de informática
  • Reparação e recarga de cartuchos para equipamentos de informática
  • Reciclagem