Estamos usando menos Facebook e Twitter e mais Instagram e Tumblr, diz estudo

Apesar de o Facebook continuar sendo a maior rede social do mundo, com 82% de usuários na Internet com idade de 16 a 64 anos, a frequência no site vem caindo ao longo dos último semestre, segundo dados da Global Web Index. De acordo com a pesquisa, a plataforma teve uma queda de 6% nos usuários ativos neste período. Outra rede social que também apresentou queda foi o Twitter, de 3%.

Em alta
Pode até parecer pouco se não fosse o grande aumento no total de usuários ativos do Instagram (25%), adquirido pelo Facebook, e do Tumblr (22%). O Pinterest foi outra rede que apresentou crescimento na pesquisa, de 7%.

Em queda
Outras redes sociais mais tradicionais, com uso voltado parao o desktop, também apresentaram queda, como o Google+ (8%), LinkedIn (3%), Orkut (4%), MySpace (8%) e YouTube (8%).

Gráfico mostra o aumento de queda no uso ativo das redes sociais no último semestre (Foto: Divulgação/GlobalWebIndex) (Foto: Gráfico mostra o aumento de queda no uso ativo das redes sociais no último semestre (Foto: Divulgação/GlobalWebIndex))

Gráfico mostra o aumento de queda no uso ativo das redes sociais no último semestre (Foto: Divulgação/GlobalWebIndex)

Ainda segundo o estudo, a causa está no surgimento de aplicativos mensageiros para smartphones. Os usuários continuam visitando o Facebook, entretanto, estão interagindo cada vez menos na rede social.

Via Global Web Index