15 notícias de marketing que talvez você não tenha visto

Nokia, TIM, Guaraná Antarctica, Nike, Coca-Cola, Google e o caso “Visou” foram alguns dos assuntos da semana

Guaraná Antarctica: depois de uma votação popular pelo Facebook que durou 10 dias e movimentou 14 mil fãs, a marca revelou o desenho que estampará as latas de sua edição limitada de 269 mililitros. Com 48% dos votos, “Descolada” foi a versão escolhida.

eBay: o site de comércio eletrônico anunciou na última quinta a primeira reformulação de seu logotipo desde que a empresa foi fundada, há 17 anos, em 1995. Veja outras marcas que também mudaram de cara em 2012. Twitter, Microsoft e Domino’s estão entre elas.

Nokia: a marca venceu a ação movida por consumidores no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), contra a campanha viral “Perdi meu Amor na Balada”, veiculada em mídias sociais como Facebook e YouTube e disseminada pela internet em julho deste ano.

O órgão recebeu e aceitou os argumentos da empresa, que reafirmou que os dois vídeos iniciais da campanha eram “teasers de marketing” e não traziam nenhum produto ou marca envolvidos. Apenas no terceiro vídeo o produto foi apresentado e a marca, exibida, sendo claramente identificado como propaganda. Saiba mais sobre o caso.

TIM: a operadora teve um anúncio suspenso pelo Conar, além de levar uma advertência do órgão, depois de ter chamado a Vivo de “Morto” em uma propaganda comparativa veiculada em julho deste ano em um jornal da Baixada Santista. Em nota, a empresa disse que concorda com a decisão do Conar e que a peça não foi aprovada pela área de marketing da companhia.

McDonald’s: a partir da próxima semana, a rede de fast food incluirá a quantidade de calorias de seus produtos em seus cardápios nos Estados Unidos.

Google: a relação entre pai e filha é – novamente – o tema de um comercial do Google. O filme, criado pela BBH Nova York e pelo Google Creative Lab, foi lançado na última segunda-feira e traz a música “Broken Chair”, de Chris & Thomas, como trilha sonora.

Heineken: a cerveja lançou em Cingapura um projeto envolvendo uma jornada de 5.187 quilômetros – de Mongólia até Taiwan, onde acontece o festival de música Sensation. Na ação, a marca desafiou um mochileiro a fazer o trajeto apenas com Heineken na bagagem.

L’Oréal: a FDA, agência encarregada de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, pôs sob vigilância o grupo francês de cosméticos L’Oréal e sua filial americana da Lancôme por propaganda enganosa nas descrições de alguns de seus produtos anti-rugas, entre eles a linha anti-rugas “Génifique Youth Activate Concentrate”. A FDA deu 15 dias úteis à empresa para reportar a recepção da carta e especificar as medidas que o grupo planeja adotar para corrigir as violações.

Mascote da Copa: a Fifa registrou na última terça-feira, no site de patentes europeias (OHIM), o desenho do tatu-bola, em um indício claro de que o animal será anunciado em breve como o mascote da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Visou: a reprodução de uma diálogo pelo Facebook entre a cliente Nina Gazire e a loja virtual “Visou” circulou pela internet nesta semana por causa do tratamento dado pela loja à consumidora, que reclamava da demora na entrega de um produto comprado. Além de um pedido de desculpas enviado diretamente a Nina, a loja publicou em sua fan page uma retratação publica. No dia seguinte, a fan page sumiu do Facebook, reaparecendo somente na tarde da quarta-feira. A página trazia o link para uma nota de esclarecimento da loja.

Nike: a marca perdeu a batalha contra uma decisão da Advertising Standards Authority (ASA), o “Conar britânico”, que baniu um tuíte publicitário do jogador de futebol Wayne Rooney porque a mensagem não estava claramente identificada como propaganda. Após ter as mensagens sustadas, a Nike pediu à ASA que fizesse uma revisão no processo. A entidade declinou, afirmando que não havia motivos para reconsiderar a decisão.

Consumo: confira 12 minitendências mundiais de consumo. Conheça inovações como o ímã de geladeira que “pede” água e veja como a “internet das coisas” está sendo aplicada ao marketing.

Corinthians: o time quer aproveitar a paixão do seu torcedor e o início do Mundial de Clubes do Japão para aumentar suas receitas. Na última quinta-feira, o clube apresentou o “Natal da Fiel”, feira que será realizada entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2012, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Coca-Cola: a marca levou uma mesa pública e um chef para a cidade de Nápoles, na Itália, com o objetivo de estimular as pessoas a fazerem as refeições juntas. Assista a um vídeo da ação.

Ikea: no canal Meu Comercial, veja a propaganda da varejista de móveis para divulgar seu catálogo 2013. Chamado de “Bright Shiny Colours”, o filme todo alto astral traz referências dos filmes “Flashdance” e “Singin’ in the Rain”.